Estruturação Financeira de Empreendimentos Imobiliários

Estruturação Financeira de Empreendimentos Imobiliários

VIA VIDEOCONFERÊNCIA, EM SUA CASA OU ESCRITÓRIO

1 - O CURSO

A incorporação imobiliária é uma atividade de extrema importância econômica e social e lida com vultosos investimentos em cada empreendimento, mesmo os de menor porte, quase sempre montando em dezenas de milhões de reais. Isso, no atual cenário econômico brasileiro, pode envolver elevados riscos.
 
Assim, é indispensável que diretores e gestores das empresas incorporadoras e construtoras, bem como os profissionais que, de alguma forma, influenciam suas tomadas de decisões, estejam altamente qualificados quanto às competências essenciais que envolvem a incorporação imobiliária, da decisão de empreender até o pós-venda.

Este curso, que faz parte do Programa de Capacitação para o Mercado Imobiliário, da Visão Treinamentos, entrega aos seus participantes conhecimentos importantes e indutores de ações assertivas no âmbito econômico-financeiro, elevando as chances de resultados exitosos dos empreendimentos.

2 - DIFERENCIAIS DESTE CURSO·  

Apresenta várias formas de financiamento de empreendimentos imobiliários, não se limitando apenas ao tradicional Plano Empresário.

Proporciona conhecimento de várias ferramentas para mensuração do risco, do custo de capital e do retorno de empreendimentos imobiliários.

Capacita os participantes a empregar as ferramentas de análise de risco e retorno na tomada de decisões sobre os principais componentes financeiros do empreendimento (valor de venda, tabela de vendas, prazo do empreendimento, custo de obra, custo do terreno, etc.).

Apresenta a forma de pensar e o modus operandi das instituições financeiras e dos investidores quando analisam o financiamento de empreendimentos imobiliário

Desmitifica o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e revela números interessantes e informações sobre recursos disponíveis no mercado.

Apresentado por profissional que presta consultoria para instituições financeiras na implantação ou reestruturação de suas áreas de crédito imobiliário.

3 - objetivos do curso - O que se deseja do participante após o curso

·  Entender como funciona o Plano Empresário e outras formas de financiamento - associativo, securitização, fundos e investimento direto.
·  Saber calcular o custo de capital e mensurar o risco.
·  Avaliar risco e retorno de empreendimentos imobiliários.
·  Compreender a forma de pensar e o modus operandi das instituições financeiras.
·  Avaliar os impactos das decisões financeiras sobre o risco e o retorno de empreendimentos imobiliários.
·  Entender o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
·  Conhecer os números do mercado imobiliário e de crédito imobiliário.
·  Compreender a dinâmica e as etapas do empreendimento imobiliário.

4 - principais segmentos que demandam este curso

Construção Civil - Incorporação de Edifícios - Incorporação de Empreendimentos horizontais - Empresas Imobiliárias - Agentes Financeiros - Cooperativas Habitacionais - Empresas de Investimento - Empresas de Engenharia Consultiva - Engenheiros Civis - Arquitetos - Consultores Econômicos Financeiros - Consultores Imobiliários - Professores de Disciplinas Correlatas - Profissionais que lidam com tema.

5 - a quem se destina

Profissionais do setor da construção (especialmente incorporadores, construtoras, empresas de engenharia, imobiliárias, escritórios de advocacia, correspondentes etc.) e do setor financeiro (bancos, cooperativas de crédito, seguradoras, gestores de fundos, securitizadoras, etc.) que realizem análise de empreendimentos imobiliários.

6 - programa

Módulo 1. Introdução e objetivos


Módulo 2. O Mercado Financeiro Imobiliário

2.1. Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

2.2. Estrutura de Funding e Valores de Captação e Aplicação

2.3. Cenário Econômico e Demanda Imobiliária


Módulo 3. O Empreendimento Imobiliário


3.1. Incorporação Imobiliária

3.2. Principais Atividades e Obrigações do Incorporador

3.3. Memorial de Incorporação

3.4. Riscos Associados à Incorporação

3.5. Estruturas de Incorporação

3.6. Vendas: Tabela de Vendas e Contratos / Compromissos de Venda e Compra

3.7. Etapas do Empreendimento Imobiliário


Módulo 4. Técnicas de Análise de Risco & Retorno


4.1. Fluxo de Caixa e Fluxo de Caixa Descontado – O valor do dinheiro no tempo

4.2.  Risco

4.3.  Custo de Capital (CAPM – Capital Asset Pricing Model e WACC – Weighted Average Cost of Capital)

4.4. Técnicas de Análise de Investimentos (Paybakc, VPL – Valor Presente Líquido, TIR – Taxa Interna de Retorno e RAROC – Risk Adjusted Return on Capital).

4.5. Exercícios.

 

Módulo 5. Plano Empresário

5.1. Conceito e Modalidades

5.2. Aspectos Gerais do Produto

5.3. Fluxo Operacional

5.3.1. Contratação

5.3.2. Liberação de Parcelas

5.3.3. Repasse, Amortização e Liquidação

5.4. Fluxo de Caixa e Retorno – Estudo de Caso

 

Módulo 6. Outras opções de Financiamento

6.1. Financiamento na Planta (Associativo)

6.2. Securitização de Recebíveis imobiliários

6.3. Fundos de Investimento (Imobiliário e de Participações)

6.4. Investimento Direto 


Módulo 7. Bibliografia, Legislação e Sites de Interesse


7 - INSTRUTOR

Prof. LEONARDO DE PAULA LONGO

Administrador de empresas com mestrado pela EAESP/FGV, especialização pelo IBMEC, extensão pela Fundação Dom Cabral (FDC) e bacharelado pelas Faculdades do Triângulo Mineiro, corretor de imóveis e de seguros.

 

Trabalhou por 30 anos no Banco do Brasil, onde implantou a área de crédito imobiliário, entre 2006 e 2010, conduziu a aquisição pelo Banco do Brasil, de participação acionária na CIBRASEC, a segmentação de clientes, implantou o suporte aos negócios com clientes do Banco Popular, gerenciou o relacionamento com a POUPEX durante 10 anos (negociou e fechou convênios de captação e de crédito imobiliário entre o Banco do Brasil e a POUPEX), dentre outros projetos.

Atualmente presta consultoria para instituições financeiras na área de crédito imobiliário,
tendo promovido a implantação da carteira de crédito imobiliário do Banco Sicredi, do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob/Sicoob) e do Banco do Estado do Pará (Banpará) e está em fase de implantação para a Ailos e a Cooperforte.


Professor universitário, trabalhou com crédito imobiliário na MinasCaixa e foi instrutor da Escola Nacional de Habitação e Poupança (EN-HAP), sucedida pela ABECIP Educação da qual atualmente é professor, como
ministrou cursos de crédito imobiliário e finanças para o Secovi-SP, a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), o Sinduscon-MG, a Associação Brasileira de Bancos Comerciais, a Associação de Bancos do DF, a Câmara Americana de Comércio (Amcham), além de cursos próprios.

 

Atuou, pela Abecip Educação em programas de capacitação para toda a rede de agências do Bradesco (envolvendo cerca de 2000 funcionários), programa de capacitação da rede Corporate do Bradesco no Plano Empresário, diretoria de crédito imobiliário do Itaú-Unibanco em cursos de análise de risco e retorno da carteira de crédito imobiliário.

Atua como consultor na estruturação financeira de operações imobiliárias em todo o Brasil, auxiliando empresas na captação de recursos para empreendimentos imobiliários e para antecipação de fluxo de recebíveis.

Atua como consultor na estruturação financeira de operações imobiliárias em todo o Brasil, auxiliando empresas na captação de recursos para empreendimentos imobiliários e para antecipação de fluxo de recebíveis..

8 - MODALIDADE | METODOLOGIA

Modalidade: via Videoconferência, online em tempo real. Metodologia: Exposição interativa com uso de recursos audiovisuais e técnicas que incentivam a participação e o aprendizado. Apresentação discussão de cases reais.

9 - AGENDA, VALORES, DESCONTOS, INSCRIÇÕES E DEMAIS INFORMAÇÕES

Veja o informativo completo no alto da coluna à sua direita.

Agenda - Estruturação Financeira de Empreendimentos Imobiliários

VIA VIDEOCONFERÊNCIA

Data: 19, 20, 21 e 22 de OUTUBRO de 2020.
Horário: 14:00 às 18:00 h. 
Duração: 16 horas-aula.
Local: em sua casa ou escritório.
baixe em pdf

Mais Informações

São Paulo: (11) 2626-1674
Florianópolis: (48) 3181-0275
Porto Alegre: (51) 2626-5745

WhatsApp:
(27) 9-8805 9668

Mande-nos uma mensagem

Entidades Parceiras

BAHIA

SINDUSCON-BA - CREA-BA - MÚTUA-BA - SENGE-BA - CRECI-BA - IAB-BA - CLUBE DE ENGENHARIA - AJE-BA -ABENC-BA - SECOVI-BA - SINARQ-BA - CAA-BA - OAB-BA - ADEMI-BA - CAU-BA - SINDIMÓVEIS-BA - SINAENCO-BA - AREA - APAFS

BRASÍLIA

SENGE-DF - CREA-DF - ADEMI DF - SECOVI-DF - ASBRACO - SINDUSCON-DF - OAB-DF - CRECI-DF - SINAENCO-DF - MÚTUA-DF - SINARQ-DF - CAU-DF - SINDIMÓVEIS-DF

ceará

MÚTUA-CE - CREA-CE - SINAENCO - CAA-CE - AJA-CE - SINDIMÓVEIS-CE - AsBEA-CE - CRECI-CE - IAB-CE - CLUBE DE ENGENHARIA - ABENC-CE - CRECI-CE - CEC - Clube de Engenharia

ESPÍRITO SANTO

CREA-ES - SEE - SINDUSCON-ES -SINDICIG Guarapari - ADEMI-ES - SENGE-ES - SINDIMÓVEIS-ES - REDE NETIMÓVEIS - SINDARQ-ES - IAB-ES - SINAENCO-ES

GOIÁS

SINDUSCON-GO - ADEMI-GO - CRECI-GO - SECOVI-GO - CAU-GO - CREA-GO - MÚTUA-GO - SENGE-GO - SINDIMÓVEIS-GO - SINAENCO-GO - CENG - AGE

PARANÁ

SINDUSCON-PR - SENGE-PR - IAB-PR - CAU-PR - SINDARQ-PR - AEANOPAR - ASBEA-PR - ABENC-PR - IE do PR - AEAAG - AEAA Rio Negro - AEA São José dos Pinhais - SINAENCO-PA

RIO DE JANEIRO

CREA-RJ -SENGE-RJ - CRECI-RJ - OAB-RJ - ABENC-RJ - ADEMI-NI - SINDUSCON-RJ - SINDUSCON-SF

RIO GRANDE DO SUL

SINDUSCON-RS - SECOVI-AGADEMI - CREA-RS - SENGE-RS - IAB-RS - OAB/CAA-RS - SINDIMÓVEIS-RS - SINDUSCON NOROESTE - SINDUSCON PASSO FUNDO -  SINDUSCON NOVO HAMBURGO - SINDUSCON RIO GRANDE - AEAA REGIÃO CENTRO SUL - AEAAQG DE CAXIAS DO SUL - CRECI-RS - SAERGS - ASAERMAU - ASERMAU - ASEAC - AEARV - AGADIE - SEMIRGS - ASCON Vinhedos - AAI-RS - SINAENCO-RS

SANTA CATARINA

CREA-SC - SENGE-SC - CRECI-SC - OAB/CAA-SC - SINDUSCON-FPOLIS - SINDUSCON JOINVILLE - SINDUSCON COSTA ESMERALDA - SINDUSCON CHAPECÓ - SINDUSCON BLUMENAU - SINDUSCON CRICIÚMA - SINDUSCON LAGES - SINDUSCON ITAJAÍ - SECOVI BLUMENAU - SECOVI NORTE JOINVILLE - SINDIMÓVEIS-SC - IAB-SC - AsBEA-SC - SINAENCO-SC - ABENC-SC - ACE - CAU-SC - AEVC - AEAO - CEAJ - AREA - SECOVI CRICIÚMA - AJECI - CLUBE DE ENGENHARIA - AEAJS - SINDUSCON BRUSQUE - CASA DO ARQUITETO - IAB-SC Núcleo de Criciúma - AEAVI - ASCEA

SÃO PAULO

SINDUSCON-SP - CREA-SP - MÚTUA-SP - SINAENCO - AsBEA-SP

Condições para aceite das Inscrições

1. Cancelamento de inscrição: para cancelamento da inscrição é necessária a comunicado expressa com no mínimo 05 (cinco) dias úteis de antecedência da data do curso. Caso o cancelamento não seja efetuado nesse em tempo, a Organização ou participante Pessoa Física terá direito a uma Carta de Crédito no valor de 80% da inscrição efetuada, com validade de 12 (doze) meses, para participação em um próximo curso. O não comparecimento ao curso, sem o prévio cancelamento da inscrição, não dá direito ao reembolso do valor pago.

2. Substituição de Participante: será aceita a substituição do inscrito por outro até 24 horas antes do início do Treinamento. 

3. Cancelamento do treinamento: à Visão Educacional reserva-se o direito de alterar a data ou cancelar o evento objeto da Inscrição, por motivo de força maior ou quando não atingir o número mínimo de participantes necessário à sua realização. Neste caso, os valores pagos serão imediatamente devolvidos.

4. Reembolso de despesas: a Visão Educacional não se responsabiliza pelo reembolso de despesas - passagens, hotéis e qualquer outra - feitas pelo inscrito antes da confirmação formal da realização do curso ou treinamento.

5. Declaração e Autorização: ao fazer a inscrição do participante, a Pessoa Física ou Jurídica declara estar de acordo com as condições acima e autoriza a emissão da Nota Fiscal de Serviço correspondente, no ato da confirmação da inscrição e da realização do curso ou treinamento por parte da Visão Educacional, a ser enviada por meio eletrônico.

Institucional

Quem somos
Missão e Objetivos
Parceiros
Cadastro e Certidões
Equipe Técnica
Clientes
Programa EDUC+

Depoimentos
Seja nosso Instrutor
Patrocine um curso
Portfólio 2016
2ª via de Boleto

Contato

Telefones:
São Paulo: (11) 2626-1674
Florianópolis: (48) 3181-0275
Porto Alegre: (51) 2626-5745

WhatsApp: (27) 9-8805-9668

E-mail:
Mande-nos uma mensagem